sábado, 24 de outubro de 2009

Engenhão recebe Bota x Fla pela primeira vez

Equipes se enfrentam neste domingo em momentos distintos.


Que as fronteiras do clássico Flamengo x Botafogo extrapolam os limites do Maracanã, todos sabem. Mas quando a bola rolar neste domingo, no Engenhão, será a 14ª vez que os dois clubes se enfrentarão pela primeira vez em um estádio.
A primeira delas foi no dia 13 de maio de 1913, em General Severiano. O Botafogo venceu por 1 a 0. Naquela época, as camisas eram de malha grossa e os shorts de brim.
Entre os palcos que já receberam o clássico, alguns nem existem mais. Caso dos estádios da Rua Paysandu e da Estrada Dona Castorina, no Jardim Botânico, onde o extinto Clube Carioca mandava seus jogos. Em um amistoso, em 1954, o Monumental de Nuñez, na Argentina, recebeu um Botafogo x Flamengo pela primeira vez na história. Foi no dia 28 de março e o Fla venceu por 3 a 0.
Cheio de pompa e circunstância, o clássico, para Adriano, passou a ser o de maior rivalidade do Rio, não só pelas recentes finais, mas, principalmente, pela história e mística que envolvem o confronto.
- É a maior rivalidade do futebol carioca, principalmente depois que o Vasco caiu para a Segundo Divisão. Este tem sido o melhor jogo do Rio - reitera André Lima.
Mais do que pela história, Flamengo e Botafogo sabem que a partida de domingo será ainda mais complicada, apesar dos objetivos distintos dos dois clubes.
- É sempre uma partida difícil e muito equilibrada. Nesse campeonato principalmente, em que o último joga com o líder e é bem igual. Quem está no rebaixamento joga a vida - lembra Andrade.
Assim como seu colega de Flamengo, Estevam Soares também espera um jogo muito parelho. Além da tradição do clássico, pesa também, segundo Estevam, o fato de os dois partirem para o tudo ou nada:
- Os clubes têm proporcionado jogos eletrizantes e este não vai ser diferente. Temos que confiar e acreditar. Temos feito nossas melhores partidas contra clubes que estão em cima na tabela. Vai vencer quem tiver mais ousadia ou o que errar menos

FONTE LANCENET

Nenhum comentário:

Postar um comentário