segunda-feira, 15 de março de 2010

Bruno, o senhor dos pênaltis no Flamengo

Preparador de goleiros comemora bom momento: 'Não tem jeito. Os caras tremem para ele mesmo'

Bruno voa para defender a segunda cobrança de Dodô no clássico de domingo

Bruno voa para defender a segunda cobrança de Dodô no clássico de domingo (Crédito: Paulo Sérgio)


Bruno disputou o seu primeiro jogo pelo Flamengo no dia 2 de setembro de 2006. Na ocasião, o Rubro-Negro foi derrotado pelo Internacional, no Maracanã, com dois gols de pênalti de Fernandão. Quem acompanhou aquela partida talvez não esperasse a transformação do goleiro em um dos maiores "pegadores" de pênalti do Brasil.

Andrade quer ver Bruno na Seleção Brasileira

De lá pra cá, Bruno disputou 214 jogos pelo Flamengo e já defendeu 15 cobranças, ajudando o clube a conquistar os estaduais de 2007 e 2009, além do hexa Brasileiro no ano passado. Nove defesas foram durante os jogos, como as duas contra o Santos, no Brasileiro do ano passado e as duas do último domingo contra o Vasco. As outras foram em disputas de pênaltis, como nas finais do Carioca de 2007 e 2009. Além disso, o goleiro marcou três gols pelo Flamengo em cobranças de faltas e pênalti.

Confira um clipe com as principais defesas de pênalti de Bruno

O número expressivo chamou a atenção do preparador de goleiros do Flamengo, Roberto Barbosa, que considera Bruno um privilegiado na posição e alfineta quem afirma que o goleiro usa sempre da mesma estratégia para defender as cobranças: pular para o lado cruzado ao pé do batedor.

- Se as pessoas acham que ele tem a mesma estratégia e pula para o mesmo canto, paciência. Cabe ao batedor trocar o lado. Mas não tem jeito. Os caras tremem para ele mesmo, o gol fica pequeno e eles sabem que para marcar vão ter que bater muito bem. O Bruno é um goleiro privilegiado em todos os fundamentos. As defesas nos pênatis são consequência da evolução completa dele, que é acima da média - afirmou Roberto Barbosa ao LANCENET!

O preparador concorda com o técnico Andrade sobre uma vaga para Bruno na Seleção Brasileira e vai além. Para Roberto, no Brasil, apenas Bruno e Rogério Ceni estão sempre defendendo pênaltis.

- Acredito que ele tem tudo para se tornar o maior goleiro da história do Flamengo. Ele vem trabalhando e provando isso dentro de campo. Os quinze pênaltis defendidos mostram isso e acho que ele poderia até ter defendido mais. Ele sabe disso. No Brasil, ele e o Rogério Ceni são os únicos que estão sempre bem nos pênaltis - encerrou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário